Área de Concentração – Ecologia de Ecossistemas

Everardo Valadares de Sa Barretto Sampaio

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1967) e doutorado em Agronomy - University of Georgia (1973). É professor titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco desde 1980. Atua principalmente nos temas: semi-árido e ciclagem de nutrientes.

Ulysses Paulino de Albuquerque

Ulysses Paulino de Albuquerque concluiu o doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, com realização de estágio no laboratório de etnobotânica da Universidade Nacional Autonoma do Mexico sob a supervisão do Dr. Javier Caballero. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde coordena o Laboratório de Etnobiologia Aplicada e Teórica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (2005-2008). Ainda foi vocal internacional da Sociedade Latinoamericana de Etnobiologia (2009-2010).

Patrícia Muniz de Medeiros

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É membro do corpo permanente de professores dos Programas de Pós-Graduação em Botânica (UFRPE) e em Ciências Ambientais (UFOB). Atua nas áreas de Etnobotânica, Ecologia humana, Etnoecologia e Antropologia médica. Interessa-se pelo estudo dos aspectos ecológicos e evolutivos que permeiam a relação pessoas - recursos naturais. Seus estudos recentes usam as plantas e demais recursos naturais como modelos para entender as respostas adaptativas a mudanças ambientais e culturais.

Kleber Andrade da Silva

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas (2002), Mestrado e Doutorado em Botânica (2005) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, herbáceas, ecofisiologia, Fisiologia vegetal, dinâmica de populações, morfologia vegetal e Banco de sementes.

Subscrever RSS - Área de Concentração – Ecologia de Ecossistemas