Maria do Carmo Bittencourt-Oliveira

Descrição:

Atualmente é Professor Associado, nível 3 da Universidade de São Paulo/ESALQ. Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos, pós-graduada em Ciências Biológicas, Área de concentração em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro). Bolsista Produtividade em Pesquisa desde 1997. Completou o Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo utilizando marcadores moleculares para cianobactérias tóxicas. Tem experiência na área de microalgas de água doce com ênfase em cianobactérias (Botânica, Ficologia, Ecologia).Suas três linhas de pesquisa às vezes se interagem, em outras, caminham paralelamente. Em. Taxonomia, filogenia e ecologia molecular de cianobactérias tóxicas há a utilização de dados moleculares, quase sempre associados aos dados morfológicos na tentativa de buscar um sistema natural, por vezes, relacionando-os ao ambiente. Em Detecção molecular e ação de cianotoxinas o foco é a investigação de marcadores moleculares para cianotoxinas como forma de acessar a diversidade genética, bem como as conseqüências sobre vários organismos. Atualmente, seu interesse é a) acúmulo de toxinas em alimentos; b) efeitos alelopáticos entre organismos fitoplanctônicos e metagenômica de populações de cianobactérias. Colabora com outros pesquisadores na linha Estrutura e dinâmica do fitoplâncton em reservatórios do nordeste do Brasil, especialmente do estado de Pernambuco. Possui 101 publicações científicas, sendo 85 artigos publicados em periódicos especializados e indexados (mais artigos aceitos ou no prelo), 9 capítulos de livros, 7 trabalhos completos em anais de congresso, 2 livros. Além destes, possui 1 técnica com pedido de patente em marcadores moleculares para cianobactérias tóxicas e 161 resumos em congresso e 10 trabalhos de divulgação (magazines e textos na internet. Orientou 3 Pós-doutorados,11 Mestrados e 8 Iniciação Científica e orientações de outra natureza. Co-orientou 3 Doutorados e 4 Mestrados. Atualmente orienta 2 IC ,1 Doutorado e 02 Pós-doutorados, co-orienta 03 Doutorados (UNICAMP, UNESP-Araraquara e UFRPE). Recebeu 4 prêmios de IC pela USP, como orientadora. Credenciado nos Programa de Pós-Graduação UFRPE (Botânica) e IB-UNESP (Biologia Vegetal). Coordenou 28 projetos de pesquisa com apoio de agências de fomento (FAPESP, CNPq) e foi colaboradora em vários outros. Coordena atualmente 1 projeto de pesquisa (FAPESP) e é colaboradora em vários outros. É parecerista de vários periódicos referenciados no Journal Citation Report, entre outros internacionais indexados na base Web of Science. Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Toxinas, ecologia e filogenia molecular de cianobactérias". Por 2 anos foi Presidente da Comissão de Ética Ambiental na Pesquisa e Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa da ESALQ, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da ESALQ por vários anos. http://www.researcherid.com/rid/C-1597-2012.

Departamento:
Outros