Projetos de extensão universitária 

Os docentes e discentes do PPGBio tem forte atuação em projetos de extensão, especialmente voltados à educação ambiental e divulgação científica. Entre 2021 e 2024, foram desenvolvidos 24 projetos — um terço deles financiados por agências como CNPq, FACEPE e UFRPE.  Também houve ações dentro de projetos de pesquisa e em parceria com Instituto Coral Vivo, o Projeto TAPIOCA e a Fundação Grupo Boticário.

Em nosso programa os discentes precisam realizar uma “defesa social” atrelada à dissertação ou tese, estimulando seu engajamento ativo em atividades extensionistas, com o apoio de disciplinas como “Tópicos Especiais em Extensão”.

Abaixo listamos alguns dos principais projetos vigentes para que conheçam um pouco mais.

  • Projeto H2O - Humanidade, Habilidades e Observação: Explorando a água no ensino de Ciências na Educação Básica (CNPq)
  • A Vida em uma Gota D'Água e o poder da Microscopia nas Ciências Básicas (FACEPE)
  • Vida na Água, Vida na Terra (Facepe)
  • A Vida em uma Gota D'água e a diversidade microscópica nos biomas de Pernambuco (Facepe)
  • Marés de Conhecimento: divulgação de ecossistemas costeiros invisíveis do estado de Pernambuco (FACEPE)
  • Angiomar, conservando o ecossistema, protegendo o peixe-boi (BEXT-UFRPE) https://www.instagram.com/angiomar.ufrpe/
  • Saúde Única nas escolas: o impacto dos parasitos, microplásticos e do óleo na saúde dos organismos e dos ecossistemas (BEXT-UFRPE)
  • Nas Águas da Saúde Única (BEXT-UFRPE) https://www.instagram.com/nasaguasdasaudeunica/
  • Minimuseu da Vida Animal: um espaço pedagógico para fomentar a alfabetização científica em ciências e meio ambiente, com ênfase em Zoologia (BEXT-UFRPE) https://www.instagram.com/mvaufrpe/
  • CovidAmbiental: divulgação científica em meio à pandemia; 
  • Segurança alimentar após acidente com petróleo: garantindo a saúde socioambiental em nosso litoral
  • Darwin Day, Teste do Pezinho
  • O conhecimento da sala de aula para o mundo': divulgando a biodiversidade por meio da internet
  • Palmeira Science - Divulgação e comunicação científica https://www.instagram.com/palmeirascience/
  • Meninas na Ciência e o empoderamento científico feminino por meio da Oceanografia e Limnologia
  • Biodiversidade nas Praças e Escolas: divulgando a diversidade de seres vivos e ecossistemas para a sociedade
  • COMMAR: Mostra fixa e Itinerante da Coleção Oceanográfica Monitora Mônica Madureira do Departamento de Biologia da UFRPE https://www.instagram.com/commarufrpe/
  • Oficina Antese: botânica para empreendedores
  • Projeto de divulgação PHYSALIS  https://www.instagram.com/physalis/
  • Programa da Rural para o Campo, Voando com as Abelhas
  • Mundo mágico dos herbários


 

Ações de inserção social 

Diversas ações foram desenvolvidas junto a escolas públicas na cidade do Recife e em municípios do interior (mais de 20 escolas), além de ações em praças, parques, praias e em eventos como a Exposição Nordestina de Animais e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Discentes e docentes também estiveram envolvidos em ações de limpeza das praias, tanto após o derramamento do óleo que atingiu o nordeste do Brasil, como em ações de recolhimento de resíduos sólidos.

Foram desenvolvidas ações no Parque Estadual de Dois Irmãos, Exposição Nordestina de Animais, Escolas da rede pública em Recife e em 20 municípios no Nordeste, Shopping Riomar, praças, praias, Jardim Botânico do Recife, Minimuseu da Vida Animal-UFRPE, Coleção Entomológica-UFRPE, redes sociais e entrevistas em TV e Rádio

Além de promover a divulgação em espaços públicos, o PPGBio também atua no recebimento de estudantes e do público em geral no âmbito da UFRPE. Um dos destaques deste quadriênio neste aspecto foi a criação do Minimuseu da Vida Animal (https://www.instagram.com/mvaufrpe/). Este espaço pedagógico foi criado para fomentar a alfabetização científica em ciências e meio ambiente. Recebe centenas de alunos todos os semestres, além de realizar exposições itinerantes em visitas a escolas em Pernambuco. Os docentes do PPGBio, Carolina Liberal e Mauro Melo estão na coordenação do minimuseu.

Se quiser saber mais sobre as ações e projetos acesse abaixo algumas das reportagens e entrevistas com discentes e docentes do PPGBio.

 

 

 

Parcerias e vínculos com setores públicos e privados 

Os docentes permanentes do PPGBio têm expressiva atuação em comitês e comissões de agências de fomento, órgãos públicos, em sociedades científicas e com Organizações Não-governamentais (ONGs), refletindo o comprometimento do programa em apoiar políticas públicas e ações envolvendo questões ambientais relevantes. Alguns exemplos são o Prof. Geraldo Moura que é Conselheiro Científico e de Inovação da FACEPE, Diretor de Monitoramento Ambiental e Inovação (DMAI) da CPRH desde 2023 e ajudou na elaboração da Plataforma ecológico-econômica do estado de Pernambuco. Ele também é o Coordenador Científico da Lista de Espécies Ameaçadas do Estado de Pernambuco, na qual vários docentes do programa participam na elaboração.

A docente Flávia Frédou atua como conselheira no CNPq, é membro do comitê científico do Ministério da Pesca e Aquicultura e, recentemente, foi nomeada Diretora Científica da FACEPE. Além disso, a Prof. Flávia fundou uma Startup, a Blue Impact, que visa a inovação e sustentabilidade na gestão pesqueira (https://www.instagram.com/blueimpact_/). Também os docentes Mauro Melo e Maria Teresa Buril foram da comissão que avaliou o prêmio de Tese CAPES. Já a professora Carmen Zickel é vice-diretora da ONG Associação de Plantas do Nordeste.

O docente Jefferson Maciel foi Secretário Executivo de Gestão e Controle Ambiental da Prefeitura do Recife, contribuiu com a elaboração de políticas públicas ambientais na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado. A docente Jaqueline Oliveira contribuiu junto à CPRH através da realização do diagnóstico parasitológico nos animais silvestres mantidos no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) e no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos. 

Entre 2021 e 2024, dez docentes participaram de conselhos científicos e comissões avaliadoras vinculadas a importantes agências de fomento, como CNPq, FACEPE, FAPESP, CAPES, FUNBIO e diversas fundações estaduais, refletindo o reconhecimento técnico-científico da equipe docente.

 

parcerias
Principais órgãos governamentais e não-governamentais com parcerias e convênio junto ao PPGBio


 

Produtos de inserção social 

Como resultado dos projetos e ações de extensão e das parcerias com setores público e privados, docentes e discentes do PPGBio participaram na elaboração de diversos produtos de inserção social que contribuíram para políticas públicas e na educação ambiental. Eles abrangem as 3 linhas de pesquisa do programa e tem foco principalmente em conservação da biodiversidade e questões ambientais (linhas 1 e 2), gestão de recursos pesqueiros (linha 3) e Educação ambiental. 

Entre eles, se destacam normativas de caráter ambiental junto a secretarias de meio ambiente e da Pesca em âmbito municipal, estadual e federal; elaboração de lista de espécies ameaçadas de extinção (Global-IUCN, Nacional-ICMBio e Estadual-CPRH) e de lista estadual de espécies exóticas; além da produção de livros didáticos e guias com foco em diferentes níveis de educação. Foram 17 livros e 65 capítulos publicados por editoras nacionais nos últimas 4 anos e com envolvimento de 14 docentes permanentes. Muitas destas obras tiveram objetivo de educação ambiental e divulgação científica sendo. 

Alguns produtos de inserção social do PPGBio se destacam por representarem o comprometimento e a relevância do programa e da UFRPE no desenvolvimento do estado de Pernambuco e da região Nordeste.  

  1. Plano de monitoramento e inspeção dos recursos pesqueiros mais consumidos no Estado de Pernambuco, elaborado e executado após o derramamento de óleo que atingiu o Nordeste entre 2019 e 2020. O plano foi resultado de parceria da UFRPE com as secretarias de Agricultura (financiador), da Saúde e de Administração do Estado de Pernambuco. Foi coordenado pela docente permanente Karine Magalhães com participação do prof. Francisco Marcante e durou entre 2020 e 2021. Esta ação, somada a várias outras ações de pesquisa e divulgação sobre os efeitos do óleo nos ecossistemas foi fundamental para a gestão de crise, segurança alimentar e prevenção futura. Produto relacionados à linha 3.
  2. Lista de espécies exóticas invasoras ocorrentes no estado de Pernambuco. Seis docentes e 1 egressa do PPGBIo fazem parte do Grupo técnico responsável pela elaboração da lista. Fauna: Professores Mauro Melo e discente já egressa Tereza Cristina dos Santos Leal Martins); flora: Ariadne do Nascimento Moura, Jefferson Maciel, Karine Magalhães, Sarah de Souza e Watson Gama. Essa lista é fundamental para as políticas públicas estaduais e monitoramento nacional de bioinvasões, aliada a políticas internacionais de proteção à Biodiversidade. Tem relação com as linhas 1 e 2 do PPGBio e com diversos projetos de pesquisa destas linhas.
  3. Startup Blue Impact (https://www.instagram.com/blueimpact_/). A docente permanente do PPGBio, Flavia Fredou é sócia fundadora da Blue Impact que tem como objetivo equilibrar a exploração dos recursos aquáticos com a preservação ambiental, promovendo sustentabilidade e capacitando comunidades, governos e empresas. Tem direta relação com a linha 3 e é de grande impacto social e econômico, de abrangência nacional, considerando a importância dos recursos pesqueiros no Brasil.
  4. O Minimuseu da Vida Animal (https://www.instagram.com/mvaufrpe/) é um espaço pedagógico para fomentar a alfabetização científica em ciências e meio ambiente, com ênfase em Zoologia e recebe centenas de alunos todos os semestres, além de realizar exposições itinerantes em visitas a escolas em Pernambuco. Foi proposto e é coordenado por docentes do PPGBio, Professores Mauro Melo e Carolina Liberal e tem forte importância social ao promover a divulgação científica e apoiar iniciativas educacionais. 
  5. Livro (e-book): A Revolta do Plâncton (https://editora.ufrpe.br/node/348) do Prof. Mauro Melo é uma obra de divulgação científica na forma de e-book que tem forte impacto social pelo uso como instrumento de educação e divulgação científica em diversas plataformas, sendo muito difundido e usado em escolas.



 

praia
Ação em praias urbanas da Região Metropolitana do Recife sobre a vida oceânica
navio
Ação no Navio Ciências do Mar, no porto do Recife, voltado para difusão da Cultura Oceânica para o Ensino médio
minimuseu
Recepção de estudantes no Minimuseu
herbarios
Ação no Parque Estadual de Dois Irmãos (Zoológico) sobre a importância dos Herbários
livro
Lançamento de livro infantojuvenil (A Revolta do Plâncton) e ação na Colônia de Pesca de Tamandaré, litoral sul
praias
Ação de Limpeza da Praia junto aos terceiros de religiões de matrizes africanas
algas
Participação em ação na Exposição de Animais