Projetos de extensão universitária
Os docentes e discentes do PPGBio tem forte atuação em projetos de extensão, especialmente voltados à educação ambiental e divulgação científica. Entre 2021 e 2024, foram desenvolvidos 24 projetos — um terço deles financiados por agências como CNPq, FACEPE e UFRPE. Também houve ações dentro de projetos de pesquisa e em parceria com Instituto Coral Vivo, o Projeto TAPIOCA e a Fundação Grupo Boticário.
Em nosso programa os discentes precisam realizar uma “defesa social” atrelada à dissertação ou tese, estimulando seu engajamento ativo em atividades extensionistas, com o apoio de disciplinas como “Tópicos Especiais em Extensão”.
Abaixo listamos alguns dos principais projetos vigentes para que conheçam um pouco mais.
- Projeto H2O - Humanidade, Habilidades e Observação: Explorando a água no ensino de Ciências na Educação Básica (CNPq)
- A Vida em uma Gota D'Água e o poder da Microscopia nas Ciências Básicas (FACEPE)
- Vida na Água, Vida na Terra (Facepe)
- A Vida em uma Gota D'água e a diversidade microscópica nos biomas de Pernambuco (Facepe)
- Marés de Conhecimento: divulgação de ecossistemas costeiros invisíveis do estado de Pernambuco (FACEPE)
- Angiomar, conservando o ecossistema, protegendo o peixe-boi (BEXT-UFRPE) https://www.instagram.com/angiomar.ufrpe/
- Saúde Única nas escolas: o impacto dos parasitos, microplásticos e do óleo na saúde dos organismos e dos ecossistemas (BEXT-UFRPE)
- Nas Águas da Saúde Única (BEXT-UFRPE) https://www.instagram.com/nasaguasdasaudeunica/
- Minimuseu da Vida Animal: um espaço pedagógico para fomentar a alfabetização científica em ciências e meio ambiente, com ênfase em Zoologia (BEXT-UFRPE) https://www.instagram.com/mvaufrpe/
- CovidAmbiental: divulgação científica em meio à pandemia;
- Segurança alimentar após acidente com petróleo: garantindo a saúde socioambiental em nosso litoral
- Darwin Day, Teste do Pezinho
- O conhecimento da sala de aula para o mundo': divulgando a biodiversidade por meio da internet
- Palmeira Science - Divulgação e comunicação científica https://www.instagram.com/palmeirascience/
- Meninas na Ciência e o empoderamento científico feminino por meio da Oceanografia e Limnologia
- Biodiversidade nas Praças e Escolas: divulgando a diversidade de seres vivos e ecossistemas para a sociedade
- COMMAR: Mostra fixa e Itinerante da Coleção Oceanográfica Monitora Mônica Madureira do Departamento de Biologia da UFRPE https://www.instagram.com/commarufrpe/
- Oficina Antese: botânica para empreendedores
- Projeto de divulgação PHYSALIS https://www.instagram.com/physalis/
- Programa da Rural para o Campo, Voando com as Abelhas
- Mundo mágico dos herbários
Ações de inserção social
Diversas ações foram desenvolvidas junto a escolas públicas na cidade do Recife e em municípios do interior (mais de 20 escolas), além de ações em praças, parques, praias e em eventos como a Exposição Nordestina de Animais e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Discentes e docentes também estiveram envolvidos em ações de limpeza das praias, tanto após o derramamento do óleo que atingiu o nordeste do Brasil, como em ações de recolhimento de resíduos sólidos.
Foram desenvolvidas ações no Parque Estadual de Dois Irmãos, Exposição Nordestina de Animais, Escolas da rede pública em Recife e em 20 municípios no Nordeste, Shopping Riomar, praças, praias, Jardim Botânico do Recife, Minimuseu da Vida Animal-UFRPE, Coleção Entomológica-UFRPE, redes sociais e entrevistas em TV e Rádio
Além de promover a divulgação em espaços públicos, o PPGBio também atua no recebimento de estudantes e do público em geral no âmbito da UFRPE. Um dos destaques deste quadriênio neste aspecto foi a criação do Minimuseu da Vida Animal (https://www.instagram.com/mvaufrpe/). Este espaço pedagógico foi criado para fomentar a alfabetização científica em ciências e meio ambiente. Recebe centenas de alunos todos os semestres, além de realizar exposições itinerantes em visitas a escolas em Pernambuco. Os docentes do PPGBio, Carolina Liberal e Mauro Melo estão na coordenação do minimuseu.
Se quiser saber mais sobre as ações e projetos acesse abaixo algumas das reportagens e entrevistas com discentes e docentes do PPGBio.
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Nova espécie de planta ameaçada é achada na Floresta Nacional de Carajás (BOL/UOL)
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Coral invasor ameaça biodiversidade no litoral de Pernambuco (G1)
Parcerias e vínculos com setores públicos e privados
Os docentes permanentes do PPGBio têm expressiva atuação em comitês e comissões de agências de fomento, órgãos públicos, em sociedades científicas e com Organizações Não-governamentais (ONGs), refletindo o comprometimento do programa em apoiar políticas públicas e ações envolvendo questões ambientais relevantes. Alguns exemplos são o Prof. Geraldo Moura que é Conselheiro Científico e de Inovação da FACEPE, Diretor de Monitoramento Ambiental e Inovação (DMAI) da CPRH desde 2023 e ajudou na elaboração da Plataforma ecológico-econômica do estado de Pernambuco. Ele também é o Coordenador Científico da Lista de Espécies Ameaçadas do Estado de Pernambuco, na qual vários docentes do programa participam na elaboração.
A docente Flávia Frédou atua como conselheira no CNPq, é membro do comitê científico do Ministério da Pesca e Aquicultura e, recentemente, foi nomeada Diretora Científica da FACEPE. Além disso, a Prof. Flávia fundou uma Startup, a Blue Impact, que visa a inovação e sustentabilidade na gestão pesqueira (https://www.instagram.com/blueimpact_/). Também os docentes Mauro Melo e Maria Teresa Buril foram da comissão que avaliou o prêmio de Tese CAPES. Já a professora Carmen Zickel é vice-diretora da ONG Associação de Plantas do Nordeste.
O docente Jefferson Maciel foi Secretário Executivo de Gestão e Controle Ambiental da Prefeitura do Recife, contribuiu com a elaboração de políticas públicas ambientais na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado. A docente Jaqueline Oliveira contribuiu junto à CPRH através da realização do diagnóstico parasitológico nos animais silvestres mantidos no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) e no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos.
Entre 2021 e 2024, dez docentes participaram de conselhos científicos e comissões avaliadoras vinculadas a importantes agências de fomento, como CNPq, FACEPE, FAPESP, CAPES, FUNBIO e diversas fundações estaduais, refletindo o reconhecimento técnico-científico da equipe docente.

Produtos de inserção social
Como resultado dos projetos e ações de extensão e das parcerias com setores público e privados, docentes e discentes do PPGBio participaram na elaboração de diversos produtos de inserção social que contribuíram para políticas públicas e na educação ambiental. Eles abrangem as 3 linhas de pesquisa do programa e tem foco principalmente em conservação da biodiversidade e questões ambientais (linhas 1 e 2), gestão de recursos pesqueiros (linha 3) e Educação ambiental.
Entre eles, se destacam normativas de caráter ambiental junto a secretarias de meio ambiente e da Pesca em âmbito municipal, estadual e federal; elaboração de lista de espécies ameaçadas de extinção (Global-IUCN, Nacional-ICMBio e Estadual-CPRH) e de lista estadual de espécies exóticas; além da produção de livros didáticos e guias com foco em diferentes níveis de educação. Foram 17 livros e 65 capítulos publicados por editoras nacionais nos últimas 4 anos e com envolvimento de 14 docentes permanentes. Muitas destas obras tiveram objetivo de educação ambiental e divulgação científica sendo.
Alguns produtos de inserção social do PPGBio se destacam por representarem o comprometimento e a relevância do programa e da UFRPE no desenvolvimento do estado de Pernambuco e da região Nordeste.
- Plano de monitoramento e inspeção dos recursos pesqueiros mais consumidos no Estado de Pernambuco, elaborado e executado após o derramamento de óleo que atingiu o Nordeste entre 2019 e 2020. O plano foi resultado de parceria da UFRPE com as secretarias de Agricultura (financiador), da Saúde e de Administração do Estado de Pernambuco. Foi coordenado pela docente permanente Karine Magalhães com participação do prof. Francisco Marcante e durou entre 2020 e 2021. Esta ação, somada a várias outras ações de pesquisa e divulgação sobre os efeitos do óleo nos ecossistemas foi fundamental para a gestão de crise, segurança alimentar e prevenção futura. Produto relacionados à linha 3.
- Lista de espécies exóticas invasoras ocorrentes no estado de Pernambuco. Seis docentes e 1 egressa do PPGBIo fazem parte do Grupo técnico responsável pela elaboração da lista. Fauna: Professores Mauro Melo e discente já egressa Tereza Cristina dos Santos Leal Martins); flora: Ariadne do Nascimento Moura, Jefferson Maciel, Karine Magalhães, Sarah de Souza e Watson Gama. Essa lista é fundamental para as políticas públicas estaduais e monitoramento nacional de bioinvasões, aliada a políticas internacionais de proteção à Biodiversidade. Tem relação com as linhas 1 e 2 do PPGBio e com diversos projetos de pesquisa destas linhas.
- Startup Blue Impact (https://www.instagram.com/blueimpact_/). A docente permanente do PPGBio, Flavia Fredou é sócia fundadora da Blue Impact que tem como objetivo equilibrar a exploração dos recursos aquáticos com a preservação ambiental, promovendo sustentabilidade e capacitando comunidades, governos e empresas. Tem direta relação com a linha 3 e é de grande impacto social e econômico, de abrangência nacional, considerando a importância dos recursos pesqueiros no Brasil.
- O Minimuseu da Vida Animal (https://www.instagram.com/mvaufrpe/) é um espaço pedagógico para fomentar a alfabetização científica em ciências e meio ambiente, com ênfase em Zoologia e recebe centenas de alunos todos os semestres, além de realizar exposições itinerantes em visitas a escolas em Pernambuco. Foi proposto e é coordenado por docentes do PPGBio, Professores Mauro Melo e Carolina Liberal e tem forte importância social ao promover a divulgação científica e apoiar iniciativas educacionais.
- Livro (e-book): A Revolta do Plâncton (https://editora.ufrpe.br/node/348) do Prof. Mauro Melo é uma obra de divulgação científica na forma de e-book que tem forte impacto social pelo uso como instrumento de educação e divulgação científica em diversas plataformas, sendo muito difundido e usado em escolas.






