Nesta quinta-feira, 15 de outubro, foram finalizadas as atividades do curso de GISH promovido pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Botânica da UFRPE e ministrado pelo Dr. Cláusio Antônio Ferreira de Melo e pela Bacharela em Biomedicina Ohana Luiza ambos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – BA.          Contando com a participação de discentes de graduação e Pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e outras instituições federais de ensino o PPGB ofereceu uma abordagem simples e direta da técnica denominada GISH do inglês Genomic in situ Hibridization (Hibridização Genômica in situ). A técnica consiste em utilizar como marcador molecular, sondas genômicas das espécies envolvidas na geração de híbridos naturais ou artificiais possibilitando confirmar quais espécies deram origem ao referido híbrido bem como auxiliar na elucidação de eventos evolutivos ocorridos nas espécies estudadas, como as translocações cromossômicas, sendo esta técnica amplamente usada não apenas em vegetais, como também em animais.          Ao final dos trabalhos, o Doutor Cláusio agradeceu a recepção e a oportunidade de repassar o conhecimento adquirido em suas pesquisas assim como o interesse dos presentes em participar do curso.          O programa de Pós-graduação em Botânica - PPGB congratula e agradece o Doutor Cláusio e a Bal. Ohana Luiza pela realização do curso e também a todos os discentes que participaram deste evento.